Professora Raquel
O trabalho inicio-se com os biomas do Brasil e sua devastação.
Os temas biomas do Brasil foram lidos e analisados pelos alunos através da revista "grandes temas da atualidade".
Da 6º serie B juntamente com a explicação do novo
código florestal.
Aulas praticas com observação de objetos dos biomas do Brasil como : Guizo de Cascavel, Roupas de vagueiro, Flores do cerrado, Arcos e flechas confeccionados pelos índios da amazônia, Ossos da face de Boto, Cuias de Chifres de Boi do sul do Brasil, etc.
Nesta aula a devastação dos biomas do Brasil foram analisadas a partir da apresentação dos objetos e de qual bioma ele faz parte.
A Crise Ecológica
Ecossistemas são destruídos pera saciar o desenvolvimento social e econômico... LEIA
No que diz respeito à dimensão ambiental, a sustentabilidade requer essencialmente:
- a alteração dos padrões atuais de consumo e de produção;
- o estabelecimento de limites para o crescimento da população humana;
- e a manutenção da estabilidade dos ecossistemas.
Um princípio fundamental da Ecologia é que os seres vivos não podem ser desconectados do ambiente em que se inserem e com o qual necessitam de interagir. Neste campo, os ecossistemas surgem como unidades que englobam a comunidade de organismos de uma dada área, onde a interação entre seres vivos e entre estes e o ambiente físico produz a auto-manutenção e auto-regulação dessa mesma comunidade. Tal como todos os seres vivos, o homem depende dos ecossistemas como seu suporte de vida. Com efeito, os ecossistemas naturais proporcionam, direta ou indiretamente, diversos serviços e bens indispensáveis às necessidades humanas.
Indicação do texto extraído do livro de Rosicler Rodrigues:
"Quando o povo entra em ação."
Quando o povo entra em açãoRosicler M. RodriguesJuliana tem dez anos e, desde que nasceu, mora em Cubatão. Da janela de seuquarto, ela vê a fumaça que, noite e dia, sai das chaminés das fábricas.Se hoje a poluição de Cubatão é ruim, há dez anos era bem pior. Juliana e quasetodas as crianças da cidade sofriam de bronquite e de nada adiantava reclamar. Osdirigentes das fábricas estavam mais preocupados com o lucro do que com a saúde dostrabalhadores e moradores do lugar.Mas, um dia, a paciência do povo acabou,pois nasceram várias crianças semcérebro. Todo mundo botou a culpa na poluição. Os moradores de Cubatão entraram emação. Fundaram uma sociedade de defesa do ambiente, contrataram advogados,chamaram os repórteres dos jornais e da televisão. Especialistas em meio ambientevisitaram o local e Cubatão foi considerada a cidade mais poluída do mundo.Só então é que os dirigentes de várias fábricas começaram a instalar filtros naschaminés, trocaram máquinas velhas e poluidoras por outras mais modernas, mudaramprocessos de produção e passaram a tratar o esgoto que despejam nos rios da região.Hoje o ar de Cubatão está melhor, os peixes voltaramaos rios, a saúde dos moradores melhorou. E isso sóaconteceu porque todos se uniram em defesa do ambiente.Cidades brasileiras – o passado e o presente.São Paulo, Ed. Moderna, 1992.
Indicação dos livros de Rosicler Martins Rodrigues sobre questão ambiental
AQUECIMENTO GLOBAL NÃO DÁ RIMA COM LEGAL - CÉSAR OBEID
Neste livro você vai conhecer, de uma maneira bem diferente, o tema do
aquecimento global. Suas causas, consequências e soluções são contadas por meio
de diversas modalidades de estrofes da literatura de cordel. Além disso, textos
escritos em prosa vão aprofundar seus conhecimentos para além das geleiras
derretidas, dos ciclones e da vida dos ursos polares. A xilogravura, técnica
conhecida no processo de ilustração dos folhetos de cordel, ganhou cores e foi
a forma escolhida para trazer este assunto tão importante e atual de uma
maneira envolvente e cheia de rimas! Boa leitura!
***
FOTOSSÍNTESE E AQUECIMENTO GLOBAL - Guido Heleno Dutra & Moacyr Bernardino Dias Filho
Escrito em linguagem simples, ilustrado de forma bem legal, e com um glossário nas últimas páginas; este livro - destinado especialmente a leitores adolescentes - narra a história de uma excursão escolar em que os alunos são motivados a solucionar, em clima de aventura, sete desafios sobre a fotossíntese e o aquecimento global. Embarque você também na aventura vivida por Pedro, Takeo, Neide e Lúcia, e, divertindo-se, aprenda mais sobre esse importante tema do interesse de todos nós, habitantes do planeta Terra.
ESCOLHAS SUSTENTÁVEIS - Rafael M. Chiaravalotti & Cláudio Pásua
"Escolhas Sustentáveis: discutindo biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global", de Rafael Morais Chiaravalloti, foi lançado em setembro no Auditório da Embrapa Pantanal.
"Escolhas Sustentáveis" é resultado do trabalho de final de curso de Rafael para o Mestrado Profissional da ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade.
A partir de experiências vivenciadas no Pantanal, durante o período em que Rafael foi estagiário na Embrapa, o autor idealizou um livro que fosse prático, de leitura simples e que tratasse das relações entre os grandes temas ambientais e a nossa vida diária, bem como de que forma podemos utilizar a ciência para fazer escolhas que contribuam para um planeta mais sustentável: "Para isso, tentamos descomplicar, explicando em uma linguagem acessível e bem humorada o que é sustentabilidade, biodiversidade e aquecimento global, temas nem sempre tão claros para todos”, explica Rafael.
CONSUMO CONSCIENTE - QUADRINHOS
A Qualidade em Quadrinhos, editora que atua na criação de produtos para facilitar o processo de comunicação e conscientização no mercado global da Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Segurança no Trabalho, e Responsabilidade Social, lança mais uma novidade em sua coleção: a revista Consumo Consciente – Isso é Problema Meu?
Ideal para campanhas de conscientização seja em comunidades, escolas, feiras ou eventos, essa revista explica o poder de transformação do consumo consciente e como isso se reflete no dia-a-dia das pessoas.
Com bom-humor, a história questiona o paradoxo do consumo e apresenta 3 forças que sustentam hábitos mais conscientes: o Conhecimento, a Atitude e a Responsabilidade. Com o decorrer dos diálogos, o leitor vai entendendo como essas 3 forças atuam, o poder que o consumidor tem em suas mãos e em que época importante nós vivemos. Somos a geração que poderá ser lembrada como aquela que fincou as bases de uma economia mais verde, justa e humana.
AQUECIMENTO GLOBAL EM CARTUNS
O livro “Aquecimento Global em Cartuns” é lançado pela editora POD – Print on Demand (impressão sob demanda), em que os livros só são impressos depois que forem pedidos. Assim, evita-se desperdício financeiro e ambiental, sem formar estoques de material.
A proposta do livro é alertar sobre a vida no planeta agora. O desafio dos cartunistas é mostrar o momento de risco que o planeta está vivendo, e todas as consequências para a humanidade.
Organizado por Léo Valença, o livro conta com uma seleção de 25 cartuns. O projeto foi realizado em parceria com o portal Brazil Cartoon.
***************************
Reflexão
É sabido que
com a descoberta do pré sal as fontes renováveis de energia foram esquecidas,
ficaram de lado assim como o etanol que teve um grande incentivo e agora foi
esquecido prejudicando uma economia agrária, principalmente os pequenos
sitiantes que acabou arrendando suas terras para as usinas de álcool e agora se
vem com problema novamente, pois a economia do Etanol se tornou uma economia
frágil com incentivo no pré sal. As últimas décadas foram marcados pela era da globalização. Baseada em um modelo de capitalismo que prioriza o lucro acima do bem estar da humanidade, esta era trouxe cada nação e a maioria das populações para uma maior percepção de que fazemos parte de
um mesmo todo. Neste
início de século, cada um de nós sente o clima mudar a cada ano que passa está mais
quente, mais chuvoso, a biosfera se altera com uma rapidez jamais vista. A
previsão para as próximas décadas é ameaçadora: escassez de recursos naturais, como energia, água e alimentos.
O consumismo,
desperdício e aquecimento global caminham juntos para um futuro nebuloso.
Fontes: http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/pre-sal-etanol-080211.htm acesso em: 19/08/2012 http://www.biodieselbr.com/colunistas/convidado/ameaca-pre-sal-biocombustiveis-09-10-08.htm acesso em: 10/08/2012 Grupo: Planisfério
☆☆☆☆☆
Raquel Martins Monti
Lilian Della Torre Sousa Cabral
Laércio Silveira Melo
Eloisa Souza de Lima
Anderson Soares Da Silva
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário