Vacas e
Aquecimento Global
Pesquisas
informam que gás metano produzido por vacas contribui para o Aquecimento
Global. Defensores dos Animais defendem veementemente que experiências não
passam de crueldade contra os animais, pois os animais são tratados como
objetos e não como seres vivos, sendo estes expostos a todo tipo de flagelo e crueldade em
nome da ciência. Documentário "Uma Verdade Mais Que Inconveniente" retrata o
assunto com seriedade juntamente com o consumismo exacerbado e as políticas econômicas globais sobre pecuária.
Definição
O
metano (CH4) é um gás que não possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro).
Considerado um dos mais simples hidrocarbonetos, possui pouca solubilidade na
água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo.
O
metano é produzido através dos seguintes processos naturais:
- - Decomposição de lixo orgânico;
- - Digestão de animais herbíveros;
- - Metabolismo de certos tipos de bactérias;
- - Vulcões de Lama;
- - Extração de combustíveis minerais (principalmente o petróleo);
- - Aquecimento de biomassa anaeróbica.
Encontramos na atmosfera o gás metano na proporção aproximada de 1,7 ppm (partículas por milhão). Como ele pode ser produzido através de matéria orgânica, pode ser chamado de biogás. Desta forma, é utilizado como fonte de energia.
Um dos aspectos negativos do metano é que ele participa da formação do efeito estufa, colaborando, desta forma, para o aquecimento global. Ele é encontrado facilmente nas casas sob forma do gás de cozinha.
Se inalado, o metano pode causar asfixia, parada cardíaca, incosciência e até mesmo danos no sistema nervoso central.
leia mais...
"como tudo funciona"
cientistas coletam flatos...
VACA FISTULADA OU VACA COM 'JANELA'
Leia mais aqui.
Vacas Absolvidas?
veja o vídeo jornal da cultura...
.........................................................................................................................................
Rir pra Não Chorar...
cientistas coletam flatos...
VACA FISTULADA OU VACA COM 'JANELA'
Leia mais aqui.
Vacas Absolvidas?
veja o vídeo jornal da cultura...
.........................................................................................................................................
Rir pra Não Chorar...
(- Eita Daisy, diz aqui que pesquisadores australianos estão usando bactérias estomacais de canguru em vacas para deter os peidos metano!!!
- Noooooossa!)
Agropecuária, Consumismo
e Aquecimento Global

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.
A agropecuária é o conjunto das atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Apresenta grande importância para a humanidade e para a economia, visto que sua produção é destinada ao consumo humano e para a venda dos produtos obtidos. No entanto, vários problemas ambientais estão sendo desencadeados em virtude da expansão da agropecuária e da utilização de métodos para o cultivo e criação de animais. O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos. As queimadas, método muito utilizado para a retirada da vegetação original, intensificam a poluição atmosférica, além de reduzirem os nutrientes do solo, sendo necessário usar uma quantidade maior de produtos químicos (fertilizantes) durante o cultivo de determinados alimentos, fato que provoca a poluição do solo. Outro agravante é a utilização de agrotóxicos (inseticidas e herbicidas), que contaminam o solo, o lençol freático e os rios. Esses produtos, destinados à eliminação de insetos nas plantações, infiltram-se no solo e atingem as águas subterrâneas. As águas das chuvas, ao escoarem nessas plantações, podem transportar os agrotóxicos para os rios, causando a contaminação da água. Na pecuária, além da substituição da cobertura vegetal pelas pastagens, outro problema ambiental é a compactação do solo gerada pelo deslocamento dos rebanhos. O solo compactado dificulta a infiltração da água e aumenta o escoamento superficial, podendo gerar erosões. Esses animais, através da liberação de gás metano, também contribuem para a intensificação do aquecimento global. Portanto, diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis sejam implantados na agropecuária, de forma a reduzir os problemas ambientais provocados por essa atividade. O pousio, por exemplo, é uma técnica que visa o “descanso” do solo até que haja a recuperação da sua fertilidade.
Portanto, diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis sejam implantados na agropecuária, de forma a reduzir os problemas ambientais provocados por essa atividade. O pousio, por exemplo, é uma técnica que visa o “descanso” do solo até que haja a recuperação da sua fertilidade.
A estrutura dos processos de desmatamento na Amazônia em uma base municipal
Usando dados do Prodes (INPE, 2008) para o desmatamento, analisou-se a distribuição percentual do desmatamento por classe para 782 municípios da região. Estabeleceram-se quatro classes de desmatamento, quais sejam: os municípios com menos de 20% de área desmatada, os municípios com 20% a menos de 50% de área desmatada, os municípios com 50% a menos de 80% de área desmatada e os municípios com mais de 80% de área desmatada. Para o cálculo do percentual de área desmatada, usou-se o tamanho da área de não floresta calculada no ano 2000 para os municípios. Com base nessa classificação, analisou-se a presença dos municípios em cada classe de desmatamento.
Esses números expressam uma dinâmica de expansão dos processos de desmatamento que ocorre em todos os municípios da região. Tal desmatamento parece estar associado a processos endógenos de expansão das atividades agropecuárias, além da já discutida expansão da fronteira do arco de desmatamento. Isto é, apesar de uma redução nas taxas de desmatamento nas regiões de ocupação mais densa e antiga, os processos de desmatamento tendem a ter uma dinâmica própria, associada à expansão dos cultivos e das pastagens e aos novos investimentos nas áreas já ocupadas. Na Amazônia Brasileira a principal atividade responsável pelo desmatamento é a pecuária.
O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária.
Distribuição do desmatamento e dos frigoríficos instalados na Amazônia registrados no Sistema de Inspeção Federal em 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário